17 de mai. de 2012

Lavando nossos pincéis!

Não façam essas caras de surpresa, meninas do meu coração!
Afinal, se lavamos nossas roupas, nossos sapatos, nosso rosto, nossa casa, por que não haveríamos de lavar nossos pincéis de maquiagem?
Já aprendemos aqui para que serve cada um, e quais são aqueles imprescindíveis de se ter em casa. Agora vamos aprender a livrá-los dos ácaros, fungos e bactérias nojentas, que se propagam loucamente quando nossos pincéis não passam pela devida higienização!
Vamos lá?
Primeira regra: você foi até a loja e comprou todos os pincéis que precisa para arrasar na maquiagem. Que ótimo, que bom, parabéns! O que você deve fazer tão logo chegar em casa? Não, não, não. Nada de usar os pincéis. Mesmo os pincéis novos – e eu diria até que PRINCIPALMENTE OS PINCÉIS NOVOS – devem obrigatoriamente ser lavados antes de ser utilizados. Vocês não vão acreditar na inhaca que sai deles. Às vezes, a cor da água chega a ficar verde, marrom, e até preta. Não é exagero, faça o teste.
Compreendido isso, vamos adiante: para a limpeza dos pincéis, você deve usar um sabonete líquido antibacteriano, ou mesmo um produto específico para a lavagem de pincéis, que você encontra em lojas de cosméticos.
.
Mas não se preocupe, pois dá para substituir numa boa por xampu de bebê. Isso mesmo, xampu de bebê. O mais importante é que o produto que você utilizar possua PH neutro, para não danificar as cerdas.
Na pia, coloque uma pequenina quantidade de xampu na palma da mão, e a umedeça com água. Molhe um pouquinho as cerdas do pincel e, em movimento circulares, passe o pincel na palma de sua mão. Ali vai ficar a sujeira, a tal inhaca colorida.
Este procedimento deve ser repetido uma segunda e, se necessário, uma terceira vez, até que a espuma fique branquinha. Enxágue o pincel com água, em temperatura ambiente ou morna. Nunca utilize água quente, pois isso também poderá danificar as cerdas do pincel.
Evite molhar o cabo do pincel, pois ali a água terá mais dificuldade de evaporar, e poderá acabar apodrecendo o cabo, ou até mesmo danificando a cola que mantém as cerdas do seu pincel no lugar.
Outra dica é pegar um potinho pequeno e raso e enchê-lo com água e xampu, mergulhando somente as cerdas dentro dele e fazendo movimento circulares. Lembre-se: eu disse somente as cerdas.
Você também pode aplicar uma pequenina quantidade de condicionador infantil, para que as cerdas dos seus pincéis não fiquem espigadas. O sistema operacional é o mesmo do xampu: aplique um pouquinho de condicionador na palma da mão e deslize as cerdas do pincel sobre ele. Em seguida enxágue.
É muito importante que não fique resquício algum de xampu ou de condicionador nos seus pincéis. Se não é bom deixá-los em nosso cabelo, tampouco é bom que fiquem em nossos pincéis, correto?
E como secá-los, Jana?
Após a lavagem, pressione uma toalha de papel em seu pincel, retirando o excesso de água. Depois, como o pincel continuará úmido, deixe-o secar ao natural. Não tente nunca apressar o tempo de secagem usando secadores de cabelo ou expondo seus acessórios ao sol – o calor pode queimar, ressecar e danificar as cerdas.
Para uma secagem saudável, deixe as cerdas livres, leves e soltas. Evite apoiar o pincel e forçar as cerdas, pois isso pode deixá-las tortas. Também não coloque o pincel na vertical com as cerdas para cima – essa posição favorece que a água acumulada nas cerdas escorra e chegue até a cola e o cabo de madeira.
A melhor posição para secar seus pincéis é na horizontal, de preferência apoiados na borda de uma mesa ou pia, com as cerdas para fora, sem qualquer contato com a superfície. Caso isso não seja possível, repouse os pincéis sobre uma folha de toalha de papel, em uma superfície plana. Prefira utilizar toalhas de papel em vez de toalhas de tecido, pois o papel vai ajudar a absorver a água e acelerar o tempo de secagem.
IMPORTANTE: certifique-se de que os pincéis estão realmente secos antes de guardá-los, para evitar a proliferação de bactérias e aumentar a vida útil dos seus acessórios. O processo de secagem varia entre 24 e 48 horas, dependendo do tipo de cerda de cada pincel.
E se você guarda seus pincéis em um estojo, é importante lavar o estojo também, pois ali vivem mil bactérias.
Pincéis de uso pessoal devem ser lavados a cada quinze dias. Mas se você é uma maquiadora profissional ou costuma maquiar as amigas para a balada, lave-os no mínimo uma vez por semana.
Pode não parecer, mas a sujeira contida em um pincel pode causar alergias e irritações bem tristes, além de diminuir consideravelmente a vida útil destes acessórios. E nós não queremos isso, certo?
Por isso, bora no mercado comprar um xampuzinho neutro e mãos na água!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...