31 de mai. de 2012

A Vida Útil de sua Maquiagem

Você comeria um iogurte vencido? Não? E um pão, com aqueles mofinhos nojentos e esverdeados? Também não? Então imagino que também descartaria aquele arroz de anteontem que foi esquecido em cima do fogão e criou uma asquerosa película de bactérias em sua superfície, correto? E você está mais do que certa, minha amiga!

Mas a pergunta que não quer calar é: se o iogurte, o pão e o arroz vão para o lixo depois de encerrada sua vida útil, por que raios você continua usando uma maquiagem cujo prazo de validade já se foi, heim???
Não pode, garotas do meu Brasil, mas não pode mesmo. No caso de alimentos vencidos, geralmente sua aparência ou cheiro nos impede de sequer pensar em utilizá-los, mas em se tratando de cosméticos e, principalmente, de maquiagem, muitas vezes ignoramos o prazo de validade, já que não iremos comê-los e sua aparência não costuma se modificar tanto assim quando a validade passa e fica para trás.
Mas eu garanto: tão perigoso quanto tomar um iogurte vencido ou comer um pão e um arroz embolorado é passar no seu lindo rostinho produtos que já venceram, e que deveriam estar no lixo, e não na sua penteadeira.
Pensem comigo: a maquiagem vai direto para o nosso rosto, nossos lábios e, o perigo dos perigos, nossos olhos. E após vencer, sabemos que a utilização de qualquer produto deixa de ser segura e passa a se tornar ameaçadora. Afinal, comer um iogurte vencido pode dar uma tremenda dor de barriga e depois passar, mas pode também lhe causar uma infecção estomacal grave. A maquiagem idem. Usar um produto que já venceu pode ocasionar apenas uma coceirinha boba, ou uma inflamação tenebrosa. Quem vai pagar pra ver?
O maior problema da maquiagem é que o prazo de validade geralmente vem na caixinha do produto, e não em sua embalagem. E a caixinha, claro, acabamos jogando fora. E daí, como saber se o produto que estamos usando ainda está dentro do seu prazo de validade?
Simples: confira a listinha que eu preparei abaixo, faça um cálculo mental e veja se já está na hora de jogar fora seus produtinhos de beleza:
.
* Rímel: de 3 a 6 meses
.
* Base: de 6 a 12 meses
.
* Corretivo: de 8 a 12 meses
.
* Pó facial: 12 meses
.
* Sombras: 12 meses
.
* Gloss e batom: 12 meses
.
* Blush em creme: 12 meses
.
* Lápis de olhos, sobrancelhas e lábios: 12 meses
.
* Blush em pó: 24 meses
.
* Pó bronzeador: 24 meses
.
A partir de agora, já sabe: sempre que adquirir uma maquiagem nova, verifique o prazo de validade na embalagem e cole uma etiquetazinha no produto, só para garantir.
Outra dica é: use suas maquiagens.
Sim, use sempre, todos os dias. Conheço um monte de meninas que compraram alguma maquiagem importada, por exemplo, pagaram os olhos da cara pelo produto e simplesmente não usam – ou só usam em ocasiões especiais. Resultado: o produto acaba indo para o lixo praticamente novo.
MUITO IMPORTANTE: a cor e a textura da maquiagem não costuma se modificar após seu vencimento, ao contrário do pão, do arroz e do iogurte. Mas não se deixe enganar: quando a cor e a textura de uma maquiagem se altera, é por que ela praticamente apodreceu. Isto significa que, não é por que seu batom continua com uma aparência vibrante e linda que não poderá causar transtornos terríveis aos seus lábios.
Fiquem atentas, garotas!
O assunto é sério, e acredito que ninguém aqui vai querer gastar uma pequenina fortuna em tratamentos por que insistiu em passar um blush vencido no rosto, né?
Acreditem: é mais barato comprar um blush novo do que pagar uma consulta em um dermatologista.
Então abra o olho, gata.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...