19 de out. de 2011

Encontre um tempo para você.

Talvez vocês não saibam, mas além de escrever neste blog, também sou maquiadora e consultora de beleza da marca americana de cosméticos Mary Kay. Por isso vivo em contato direto com mulheres de diferentes idades, com diferentes profissões e de diferentes expectativas. Porém, independente de suas muitas diferenças, existe uma frase que todas me dizem, quase sem exceção:
- Eu não tenho tempo.

Não têm tempo para se maquiar, não têm tempo para se demaquiar, não tem tempo para passar um cremezinho sequer! Em resumo, não têm tempo para se cuidar.
Eu até entendo.
As mulheres, hoje em dia, conquistaram sua independência financeira e emocional, mas, ao mesmo tempo, acumularam tantas tarefas que, por vezes, dá uma pane mesmo: é família para atender, filhos para cuidar, trabalho para administrar, casa para limpar, comida para fazer. Parece impossível encontrar, no meio deste turbilhão de atividades, dois minutos para passar um creme no rosto e um lápis no olho.
Mas não é.
Afinal, não podemos permitir que uma conquista que levou anos, décadas, séculos para ser adquirida se converta em mais um problema para nossas vidas, concordam?
Quando estas mulheres me dizem que não têm tempo para cuidar de si mesmas, eu pergunto: não têm mesmo? Ora, tudo nesta vida é uma questão de organizar suas prioridades, e cuidar de si mesma não pode ser menos importante do que cuidar da casa, do almoço, do marido ou do trabalho.  
Cuidando-se mais, é natural que a mulher passará a gostar mais daquilo que vê no espelho e, automaticamente, irá se sentir melhor, mais bonita, mais feliz e mais segura. E sentindo-se melhor, mais bonita, mais feliz e mais segura, conseqüentemente terá uma posição mais confiante perante sua vida, seja pessoal, seja profissional, e isto somente se refletirá em mais conquistas, em mais sucesso e, o mais importante de tudo: em mais felicidade.
A vaidade, que faz com que você trate a si mesma com maior carinho e cuidado, não é algo ruim, como costumam apregoar uns e outros. Muito pelo contrário: ela está diretamente relacionada não somente com a maneira como lidamos com a vida e com os outros, mas também como lidamos com a gente mesmo, e nossos problemas mais íntimos.
Eu sempre digo: encontre um tempo para cuidar de si mesma. E um tempo não significa duas horas. Até porque hoje em dia, com a imensa gama de produtos que existem no mercado, todos fáceis e, sobretudo, práticos de usar, ninguém mais precisa dispor de muito tempo na frente do espelho nem passar uma tarde inteira no salão de beleza para ficar mais bonita. É lavar o rosto com um bom creme de limpeza, passar um filtro protetor solar e um hidratante, recorrer a uma base amiga para esconder pequenas imperfeições e uniformizar o tom de pele, mais um batom, um lápis, um rímel e pronto!
Eu pergunto: quanto tempo isto lhe tomará? Minutos. Minutos preciosos que você não estará perdendo, mas investindo na pessoa responsável por manter sua vida em constante movimento; aquela que faz tudo acontecer: você mesma.
Vale à pena, amigas minhas. Afinal, cuidamos de tantas coisas e de tantas pessoas que, se não encontrarmos um tempo para cuidarmos de nós mesmas, que sentido fará tanto trabalho, tanta correria, tanta dedicação e comprometimento?
Encontre este tempo que é para você, e só para você. Dez minutos de manhã, dez minutos de noite, e você evitará problemas de toda ordem, porque um pouco mais de beleza e auto-estima nunca – e eu disse NUNCA – prejudicaram ninguém.
Bem pelo contrário.

4 de out. de 2011

Lencinhos Anti-Brilho.

Sou capaz de apostar todas as minhas moedas que você, cara amiga & leitora, tem a pele mista ou oleosa.
Ok. Talvez você seja uma, entre a meia dúzia de escolhidas de Deus, que veio ao mundo com a pele linda, aveludada e normal; e há, também, a possibilidade de você ter a pele seca. Se um destes dois casos for o seu caso, saiba que você faz parte de uma minoria. Sim, porque a verdade é que cerca de 70% da população brasileira possui a pele mista ou oleosa. E se por um lado isto traz consideráveis vantagens (a pele mista/oleosa envelhece mais lentamente que outros tipos de pele, por exemplo), este tipo característico de pele traz também tremendas desvantagens, como ficar com a testa, o nariz e o queixo brilhando loucamente, ver sua linda e caprichada maquiagem derreter com facilidade, ou ainda dar aquela passadinha de mão despretensiosa no rosto e ver seus dedos voltarem todos ensebados. A pele mista e oleosa, por produzir excessivamente sebo e entupir nossos poros, costuma também facilitar o aparecimento de cravos e espinhas – e durante a vida inteira, afe!

Graças a Deus (e a alguns cientistas), existe atualmente no mercado uma infinidade de produtos específicos para peles mistas e oleosas, com precinhos camaradas e que trazem resultados pra lá de satisfatórios. No entanto, mesmo cuidando com amor e carinho de sua pele oleosa, sempre é possível que, no meio do expediente ou no meio da festa você dê um pulinho até o banheiro e se depare com todo aquele brilho facial que Deus lhe deu. E aí você pensa: não há esperança.
Calma, gente boa, para tudo há solução.
Dentro desta gama imensa de produtos específicos para cada tipo de pele existe um aliado formidável para quem tem a pele mista e oleosa: estou falando, naturalmente, dos lencinhos anti-brilho (ou matificantes), disponíveis nas mais diferentes marcas, dos mais diferentes estilos e preços.
Trata-se de um papel macio e poroso, que traz consigo uma série de ingredientes como talco (para ajudar na absorção), óxido de zinco (que atua como cicatrizante), semente de linhaça, fragrâncias diversas e até óleo mineral (que ajuda a puxar o óleo da pele). Pode-se, ainda, encontrar substâncias que ajudam a demonstrar a eficiência do papelzinho mágico, fazendo-o mudar de cor, ficar transparente, etc.
Estes lencinhos vêm em uma pequena embalagem, que você pode carregar facilmente na bolsa ou no bolso, e devem ser usados justamente quando você der um pulinho no banheiro e se deparar com todo aquele brilho facial que Deus lhe deu. Basta, então, retirar um lencinho da embalagem e passar suavemente sobre seu rosto. O resultado é fantástico e, ao mesmo tempo, assustador. É muito possível que você fique chocada com a quantidade repugnante de oleosidade que o lencinho retirará de sua pele (lembrará os papéis-toalha com batata frita em cima. Sério!). Mas em compensação, também é muito provável que, ao voltar a se olhar no espelho, todo aquele brilho e oleosidade tenham simplesmente desaparecido.
O mais legal é que a maioria dos lencinhos anti-brilho disponíveis no mercado retira somente a oleosidade da sua pele, deixando a sua maquiagem lá, intacta e sequinha.
Existem diferentes marcas e, naturalmente, diferentes preços, e a questão é pesar o custo-benefício de cada um. A marca americana (e delícia) Mary Kay possui uma embalagem com 75 lenços e custa, em média, R$25 – um custo aproximado de R$0,33 por lenço. Eu penso que vale a pena, pois é provável que você use, no máximo, dois lencinhos por dia.
Para usar o lencinho, não o esfregue em seu rosto, pois isto só servirá para irritar a sua pele. Dê leves pressionadas nas áreas mais afetadas pela oleosidade, e se deixe surpreender.
Os meus lencinhos anti-brilho me acompanham religiosamente, e já me salvaram alguma vez nessa vida.
Realmente recomendo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...