19 de out. de 2011

Encontre um tempo para você.

Talvez vocês não saibam, mas além de escrever neste blog, também sou maquiadora e consultora de beleza da marca americana de cosméticos Mary Kay. Por isso vivo em contato direto com mulheres de diferentes idades, com diferentes profissões e de diferentes expectativas. Porém, independente de suas muitas diferenças, existe uma frase que todas me dizem, quase sem exceção:
- Eu não tenho tempo.

Não têm tempo para se maquiar, não têm tempo para se demaquiar, não tem tempo para passar um cremezinho sequer! Em resumo, não têm tempo para se cuidar.
Eu até entendo.
As mulheres, hoje em dia, conquistaram sua independência financeira e emocional, mas, ao mesmo tempo, acumularam tantas tarefas que, por vezes, dá uma pane mesmo: é família para atender, filhos para cuidar, trabalho para administrar, casa para limpar, comida para fazer. Parece impossível encontrar, no meio deste turbilhão de atividades, dois minutos para passar um creme no rosto e um lápis no olho.
Mas não é.
Afinal, não podemos permitir que uma conquista que levou anos, décadas, séculos para ser adquirida se converta em mais um problema para nossas vidas, concordam?
Quando estas mulheres me dizem que não têm tempo para cuidar de si mesmas, eu pergunto: não têm mesmo? Ora, tudo nesta vida é uma questão de organizar suas prioridades, e cuidar de si mesma não pode ser menos importante do que cuidar da casa, do almoço, do marido ou do trabalho.  
Cuidando-se mais, é natural que a mulher passará a gostar mais daquilo que vê no espelho e, automaticamente, irá se sentir melhor, mais bonita, mais feliz e mais segura. E sentindo-se melhor, mais bonita, mais feliz e mais segura, conseqüentemente terá uma posição mais confiante perante sua vida, seja pessoal, seja profissional, e isto somente se refletirá em mais conquistas, em mais sucesso e, o mais importante de tudo: em mais felicidade.
A vaidade, que faz com que você trate a si mesma com maior carinho e cuidado, não é algo ruim, como costumam apregoar uns e outros. Muito pelo contrário: ela está diretamente relacionada não somente com a maneira como lidamos com a vida e com os outros, mas também como lidamos com a gente mesmo, e nossos problemas mais íntimos.
Eu sempre digo: encontre um tempo para cuidar de si mesma. E um tempo não significa duas horas. Até porque hoje em dia, com a imensa gama de produtos que existem no mercado, todos fáceis e, sobretudo, práticos de usar, ninguém mais precisa dispor de muito tempo na frente do espelho nem passar uma tarde inteira no salão de beleza para ficar mais bonita. É lavar o rosto com um bom creme de limpeza, passar um filtro protetor solar e um hidratante, recorrer a uma base amiga para esconder pequenas imperfeições e uniformizar o tom de pele, mais um batom, um lápis, um rímel e pronto!
Eu pergunto: quanto tempo isto lhe tomará? Minutos. Minutos preciosos que você não estará perdendo, mas investindo na pessoa responsável por manter sua vida em constante movimento; aquela que faz tudo acontecer: você mesma.
Vale à pena, amigas minhas. Afinal, cuidamos de tantas coisas e de tantas pessoas que, se não encontrarmos um tempo para cuidarmos de nós mesmas, que sentido fará tanto trabalho, tanta correria, tanta dedicação e comprometimento?
Encontre este tempo que é para você, e só para você. Dez minutos de manhã, dez minutos de noite, e você evitará problemas de toda ordem, porque um pouco mais de beleza e auto-estima nunca – e eu disse NUNCA – prejudicaram ninguém.
Bem pelo contrário.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...