13 de abr. de 2011

Tipos de pele – descubra o seu.

Não é bobagem: saber identificar seu tipo de pele é de fundamental importância para quem deseja manter seu rosto bonito e com aparência saudável. Infelizmente, muitas mulheres simplesmente ignoram esta importante informação, e acabam sofrendo desnecessariamente utilizando produtos errados que, naturalmente, produzem resultados desastrosos. Eu mesma resolvi investir em produtos específicos para o meu tipo de pele - a oleosa – e bingo! O resultado foi o mais feliz possível.
Descubra você também qual é o seu tipo de pele:

Pele seca:
Características: De aparência opaca, áspera, sem brilho e com pouca elasticidade, trata-se de uma pele bastante sensível, com tendência a descamar facilmente.
Por quê? A pele seca não retém umidade, e as glândulas sebáceas produzem sebo insuficientemente.
Como cuidar: Primeiramente, adquirindo cosméticos específicos para pele seca, ou seja, aqueles com alto poder de hidratação. Abuse dos cremes, pois eles contêm óleo em grande quantidade, impedindo assim a desidratação das células. Evite esfoliantes e tonificantes.

Pele oleosa:
Características: De aspecto mais espesso, brilhante e úmido, costuma ser mais resistente à ação do tempo. A produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas contribui fortemente para a formação de acne, cravos e espinhas.
Por quê? Mais uma vez por causa das glândulas sebáceas, que neste caso produzem mais sebo e deixam os poros dilatados, eliminando a uniformidade da pele e dando aquele aspecto brilhante ao rosto.
Como cuidar: A pele oleosa deve ser lavada com sabonetes específicos para este tipo de pele pelo menos duas vezes ao dia, pois o excesso de óleo em sua superfície atrai muita sujeira. A esfoliação é altamente recomendada, bem como a tonificação, pois apenas com água, sabonete e loções de limpeza não é possível retirar todos os resíduos de sujeira da pele. Na hora de hidratar, prefira produtos em forma de gel, fluido, loção ou sérum, evitando os cremosos.

Pele normal:
Características: Este tipo de pele possui textura uniforme, suave, delicada e saudável, além de pouquíssima propensão para o desenvolvimento de cravos e espinhas. Isto é, amiga: a pele que toda mulher pediu pra Deus, mas que Ele elegeu somente meia dúzia de escolhidas para desfrutar desta benção dos céus. Conformemo-nos.
Por quê? Os níveis de água, óleo e sais minerais estão em perfeito equilíbrio.
Como cuidar: O mais aconselhado são produtos específicos para pele normais, que a tratem sem interferir nas suas satisfatórias condições naturais.

Pele mista:
Características: Seus pontos oleosos, onde os poros apresentam uma dilatação maior, se concentram na chamada zona T (testa, nariz e queixo). Já seus pontos secos são observados nas maças do rosto, em volta dos olhos e no pescoço.
Por quê? A pele mista apresenta desequilíbrio na hidratação e produção de glândulas sebáceas.
Como cuidar: O ideal é contrabalançar o gel (para peles oleosas) e o creme (para peles secas), respeitando o espaço seco e oleoso da pele. Por ser o tipo mais comum de pele, as indústrias de cosméticos já desenvolveram produtos de dupla ação, que hidratam onde a pele é seca ou normal e controlam o brilho onde ela é mais oleosa.

Com estas informações, ficará muito mais fácil manter a pele do seu rosto do jeito que você merece e sempre sonhou. Porém, se sentir dificuldade em reconhecer seu tipo de pele, faça o seguinte: passe uma folha de papel absorvente no seu rosto e, de acordo com a oleosidade liberada, ficará mais fácil classificá-la.
Em resumo: defina em qual categoria sua pele se enquadra e escolha produtos específicos para ela. Nada de ir à farmácia e comprar o de embalagem mais bonitinha, ok? Beber bastante água e manter uma alimentação saudável, é claro, ajudam um bocado. E muito importante: independente de qual tipo de pele você tiver, é imprescindível a utilização diária de filtro protetor solar fator 30, no mínimo. Afinal, a camada de ozônio - ou melhor, a falta dela - é um dos maiores inimigos da pele do nosso rosto, que, por ficar sempre exposta, sofre loucamente seus efeitos. Evite.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...