7 de abr. de 2011

Batom vermelho pode?

Não só pode como deve, meninas do meu Brasil.
Passei uma vida inteira pensando em como eu gostaria de usar batom vermelho, mas não tinha coragem porque ‘não é toda mulher que pode usar batom vermelho’. Eu acreditava piamente neste despropósito e, mais do que isso, profetizava por aí: batom vermelho, só para as escolhidas de Deus!
Eis que o tempo passa e – amém! - a gente revê nossos conceitos juvenis. Batom vermelho pode, deve, precisa, e, completamente ao contrário do que eu supunha, fica bem em TODAS nós. Sim, sorria! Em to-das. Em você e na sua tia-avó também. Ok. Pode ser que você ou sua tia-avó não tenham uma personalidade compatível com o batom, mas caso tivessem, certamente ficariam gatas com o bocão todo trabalhado no vermelho.
Adendo para explicar ‘personalidade compatível’: nem sempre o que é moda vai se adequar ao seu estilo. Fim.
Certo, Janaína, mas como devo passar o batom vermelho?
Moleza. Assim como acontece quando nos maquiamos, é necessário primeiro preparar a boca para receber a cor. Passe um hidratante labial e um pouco de pó, para cobrir a cor dos lábios e fixar a cor do batom. Caso seus lábios estejam ressecados, aplique um esfoliante labial para acabar com as células mortas.
Então com a ponta do dedo aplique o batom dando leves batidinhas até alcançar uma boa cobertura. É que se você passar diretamente o batom nos lábios, corre um sério risco de ficar com um visual bem trash.
Mas e qual tom de vermelho devo usar?
As peles claras vão bem com tons mais vibrantes, como vermelho tomate, o alaranjado e as cores matte em geral – ou seja: sem brilho. O gloss é uma boa pedida para a noite, especialmente para as loiras. Já as peles negras, mulatas ou morenas podem correr para o abraço dos tons vermelhos mais fechados – mais para o bordô que o laranja, sabe? O cereja também é uma boa pedida, assim como os batons com efeito matte – praticamente universais. Já as orientais podem investir sem medo de ser feliz no vermelho sangue.
Outra maneira de descobrir o tom certo é saber se sua pele é fria ou quente. Para isso basta olhar as veias do seu pulso. Se elas forem esverdeadas, é quente; se forem azuladas, é fria. Quem tem a pele fria deve optar por batons com fundo rosa ou azul; já quem tem a pele quente deve investir naqueles com fundo amarelo ou laranja.
Uma dica boa é, neste caso, pegar um pouco mais leve na maquiagem dos olhos, para destacar todo o red-power da sua boca.
Mas Jana, eu não vou ficar vulgar?
Não, não, não. Mil vezes não. Esta é uma coisa que colocaram nas nossas cabeças. Quer ver só? Aposto meus reais que você pinta as unhas de vermelho, correto? Pois pergunte ao teu avô e, quiçá, até mesmo ao teu pai, o que eles acham de esmalte vermelho. Certeza que a maioria responderá que é coisa de p*. Não ria, é verdade. Se duvidar, faça o teste. Acreditar que batom vermelho é vulgar é similar a achar unha vermelha e cabelo pintado coisa de meretriz. Conceito tão ultrapassado quanto chamar meretriz de meretriz.
Então esqueça isso, até porque (tenho fé!) daqui a alguns anos usaremos o batom vermelho com a mesma naturalidade com que usamos nossos esmaltes vermelhos.
Confiemos.

* Texto publicado no jornal O Caiobá.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...