25 de jul. de 2011

Querido Batom.

Pele: OK.
Olhos: OK.
Blush: Ok.
Agora é hora de passarmos para o último - porém não menos importante - item para uma maquiagem linda de viver. Estou falando, naturalmente, do batom, nosso amigo querido e inseparável. Porque, além de proteger e hidratar nossos lábios – que costumam ressecar e escamar neste clima ora frio ora quente aqui do sul – o batom ainda embeleza e dá um toque pra lá de especial na maquiagem. Mas é preciso cuidado e atenção: batom borrado, batom nos dentes ou batom passado de maneira incorreta, sem respeitar o desenho natural da sua boca, pode causar uma verdadeira catástrofe e colocar toda a sua maquiagem no chão.
Muitas mulheres não sabem, mas a melhor maneira de passar corretamente o batom é fazendo uso de um pincel. Assim, não se corre o risco de exagerar, errar ou borrar, já que você terá maior controle da situação e do que deseja fazer. Por isso, procure uma loja de cosméticos e peça um pincel para boca. Existem os bem fininhos, para contornos, e existem aqueles um pouco maiores, que servem para o preenchimento do contorno. E o melhor: eles são bem baratinhos, e mesmo se não fossem, valeriam o investimento. Quem quiser pode utilizar também um lápis de contorno labial. Neste caso, respeite sempre a cor do lápis e a do batom, que devem ser religiosamente as mesmas.

Inicialmente, saiba que existem quatro tipos de batons: os cremosos, que possuem boa cobertura, hidratação e fixação, sem brilho; os cintilantes, que contém brilho perolizado, de efeito ‘frio’; os matte, que são de aparência seca e sem brilho, possuindo pouca hidratação, porém longa duração; e os acetinados, que também não possuem brilho, mas são mais hidratantes que os matte.
Agora olhe para sua boca. Como ela é? Seus lábios são carnudos, são finos, são desproporcionais, são caídos? Em se tratando de maquiagem, antes de tomar qualquer atitude é preciso que você conheça seu rosto detalhadamente. Somente assim a maquiagem será sua aliada, e não sua pior inimiga.
Meus lábios são carnudos!
Para não aumentá-los ainda mais, faça o contorno por dentro do desenho natural de sua boca. Isso dará a impressão de que seus lábios são mais finos. Mas se você gostar dos seus lábios como eles são, faça a delineação exatamente em seu contorno.
Meus lábios são finos!
A idéia, agora, é aumentá-los. Para isso, faça a delineação por fora do desenho natural de sua boca, respeitando sempre o formato dos seus lábios.
Meus lábios são desproporcionais!
Bocas assimétricas possuem os lábios superiores mais finos e os inferiores mais grossos, ou vice-versa. Se o seu lábio superior for fino, desenhe o contorno utilizando dois tons da mesma família de cores, sendo o mais claro no lábio superior e o mais escuro no inferior. Porém se o seu lábio superior for o mais grosso, desenhe unicamente o contorno do lábio inferior – o que dará a impressão de que ele é mais grosso, tornando-o simétrico em relação ao lábio superior.
Meus lábios são caídos!
Neste caso, desenhe a linha do lábio superior elevando-a ligeiramente nas extremidades. Veja bem, eu disse ligeiramente! Nada de ficar parecendo o Coringa do Batman, heim? Se feito corretamente, sem exageros, este truque dará uma levantada legal nos seus lábios.
Qual cor eu devo usar?
As loiras podem abusar das cores vivas, como o rosa pink e os alaranjados. Já as morenas ficam bem com os tons de terra, tipo marrom claro. Cores escuras, como cobre e vinho, são mais indicados para mulatas e negras. No entanto, o mais importante é que a cor do batom não brigue com o restante da maquiagem. Se, por acaso, você decidiu fazer o bocão todo trabalhado numa cor forte (vermelho, vinho, terrosos escuros), opte por pegar mais leve no restante da maquiagem, para não sobrecarregar.
Uma dica legal para que a cor do seu batom se conserve e não derreta, além de se manter fiel a cor do produto é, antes de passar a primeira camada de batom, uniformizar o seu lábio com base e pó compacto. Depois passe a cor escolhida e “beije” um guardanapo, para tirar o excesso. Em seguida, passe outra camada de cor e fim. Vai durar eternamente.
E quem quiser dar um brilho a mais no seu batom, passe um pouquinho de gloss transparente somente na parte central da boca.
Tiro e queda, bêibes.

15 de jul. de 2011

Blush: um aliado.

No último post, falei do blush e sobre como utilizá-lo de maneira correta – ou seja: trazendo-o para o nosso lado, e não o colocando contra nós. Pois hoje iremos mais longe, e falaremos sobre como, além de estar ao nosso lado, o blush pode jogar ao nosso favor. E marcar golaços.
Sabendo utilizá-lo, ele só tem a valorizar os traços do seu rosto e operar verdadeiros prothoshops instantâneos. Não é exagero.
Primeiramente é importante que você se olhe no espelho e identifique qual tipo de rosto possui. É mais quadrado? Mais redondo? Em formato de coração? Longo? Oval? Retangular? Não é difícil identificar, basta uma observação mais apurada. Feito isso, segue as dicas:

Rosto Quadrado: aplique o blush na maçã do rosto (que é aquela saliência que surge abaixo dos olhos quando você sorri), levando-o alinhado até as laterais – mas sem subir às têmporas (que, por sua vez, trata-se literalmente dos lados da testa). Isso irá atenuar o formato do seu rosto, tornando-o mais suave.

Rosto Redondo: como o objetivo é amenizar o formato arredondado, o correto é aplicar o blush abaixo das maçãs do rosto e reto em direção às têmporas.

Rosto em formato de coração (ou triangular inverso): concentre o blush na parte mais baixa das maças do rosto, levando-o em direção a lateral do seu rosto.

Rosto longo: o ideal é passar o blush em formato de U. Explico: você aplica-o um pouco abaixo da parte interna dos olhos (sim, perto do nariz), desce levemente até a maça e volta a subir em direção à lateral do rosto, terminando nas têmporas.

Rosto oval: aplique o blush nas maças do rosto, concentrando o produto em sua extremidade através de movimentos circulares.

Rosto Retangular: o blush deve ser aplicado um pouco abaixo da maça do rosto, seguindo a linha do osso da bochecha até as orelhas.

Lembrando sempre, sempre & sempre que o blush não deve ser percebido a olhos nus. O que quero dizer é que, se o seu blush chega antes de você é porque há alguma coisa muita errada. Repito: menos é mais, especialmente neste caso. Além do mais, o blush deve ser sempre esfumaçado, e muito, muito bem esfumaçado.
Uma dica para ter certeza de que você não pesou a mão no blush é, após passá-lo, utilizar um outro pincel (do tipo gordinho e fofo), este limpo, e passar por cima da aplicação. Isto irá suavizar a cor do blush e aí não tem erro.
Seguindo estas dicas, você estará usando o blush para realizar correções no formato do seu rosto, e não apenas deixá-lo com um ar saudável. E se você duvida do poder de um blush, faça o teste da foto, o clássico antes & depois.
Eu garanto que você vai se surpreender positivamente.

1 de jul. de 2011

Sem medo do Blush.

Depois de reinar absoluto durante os anos 70, o blush acabou sumariamente excluído da maquiagem, considerado cafona e um monte de outros adjetivos pessimistas. No entanto, recentemente, ele voltou com tudo. E digo mais: não somente voltou com tudo, como voltou para ficar.
Porém, é preciso que se alerte: de todos os itens da maquiagem, o blush é, talvez, o mais perigoso, pois, se passado de maneira errada, as chances de você ficar parecendo uma palhaçinha de circo aumentam consideravelmente. Por isso, organizei aqui uma série de dicas bacanas que você pode seguir sem medo, se quiser que o blush lhe deixe com um ar saudável de quem dormiu deliciosamente a noite inteira e está super de bem com a vida:
1 - Primeira e mais importante de todas as dicas do universo: menos é mais. É mil vezes preferível pecar pela falta do que pelo excesso. Lembre-se disso SEMPRE.
2 - A cor do blush nunca deve brigar com o tom natural de sua pele.
3 - As loiras podem confiar no rosa suave e no pêssego, fugindo desesperadamente dos tons laranja.
4 - Já as ruivas podem se jogar em tons de marrom, pêssego ou ferrugem, passando longe dos tons rosados, que brigam violentamente com a cor dos seus cabelos. 
5 - As morenas vão muito bem com os tons rosados, os pêssegos e os marrons, podendo ainda apostar nos tons alaranjados. 
6 - Negras e mulatas devem dar preferência aos blushes marrons, acobreados, violetas ou puxados para o tom ferrugem.
7 - As orientais podem optar pelos blushes acastanhados, acobreados e terrosos, além do rosa queimado. 
8 - Na dúvida, vá no tom coringa dos blushes, aquele que fica bem em qualquer tom de pele e cor de cabelo: o pêssego.
9 - Procure combinar a cor do blush com a do batom. Eles não precisam ser exatamente da mesma tonalidade, mas sim pertencer à mesma família, como, por exemplo, tons terrosos, tons rosados, etc.
10 - Muitas marcas oferecem produtos que têm brilho. Reflita sobre isso antes de comprar, pois blushes brilhosos podem dar a impressão de que você tem bochechas maiores. Se essa não é a sua intenção, procure blushes opacos.

Tá, mas como passar o blush corretamente?
O segredo está em sorrir. Sim, sorrir, um sorriso aberto e feliz mostrando todos os dentes. O blush deve ser passado na saliência que a bochecha produz quando você sorri, em direção às têmporas (vide imagem). Simples assim.

As diversas versões do blush
Existem no mercado diferentes versões de blush. Escolha aquela que melhor se adapta as suas necessidades:
Compacto: o clássico dos blushes, vai bem com todos os tipos de pele e possui boa fixação. O segredo está em dar algumas batidinhas com o pincel nas costas da mão antes da aplicação, para eliminar os excessos.
Bastão: não é muito indicado para quem tem a pele oleosa, e necessita de um enorme cuidado na hora da aplicação, para não acabar exagerado. Deve ser espalhado com os dedos para que se obtenha um resultado natural.
Líquido ou cremoso: deve ser aplicado com os dedos ou com uma esponjinha. Não é recomendado para dias quentes ou para quem tem a pele oleosa, pois tende a derreter e melecar tudo.

Com estas dicas e truques, você já pode se jogar no blush sem medo de ser feliz. Além disto, ainda existem outras maneiras de usar o blush ao seu favor, afinando, alongando e dando diferentes efeitos ao seu rosto. Mas disto falaremos em nosso próximo post.
Até lá.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...