26 de set. de 2011

A Tal Maquiagem Mineral

Se você, amiga leitora, está lendo este despretensioso blog, é porque provavelmente gosta de maquiagem. E se gosta de maquiagem, por certo já ouviu falar da famosa maquiagem mineral, que ganhou o mundo e, agora, ganha espaço e adeptas também no Brasil.
Mas afinal, o que é maquiagem mineral?
. 
Como o próprio nome sugere e diferentemente da maquiagem tradicional - que utiliza ativos químicos - são cosméticos formulados com minerais naturais, feitos a partir de substâncias retiradas do solo, como dióxido de titânio, óxido de zinco, de ferro e cloreto de bismuto, que são, por sua vez, transformados em pequenas partículas e usados para a composição de pós e bases.
Seu uso é indicado para pessoas com pele sensível ou excessivamente oleosa, com acne ou rosácea, ou ainda que estejam sob tratamento dermatológico, como laser ou peelings. O prazo de validade dos produtos de linha mineral também é maior, porque a vida útil do cosmético, feito exclusivamente de minérios, é mais extensa.
A maquiagem mineral diminui a oleosidade da pele sem causar ressecamento e, como se não bastasse, proporciona uma aparência natural, deixando a pele com um efeito acetinado e aspecto fresco.
Ok. Mas então tudo são flores?
Não exatamente, minha amiga.
A cobertura dos produtos minerais é bem mais suave que o das maquiagens tradicionais, por isso não adianta esperar que as bases, por exemplo, escondam de fato pequenas manchas e imperfeições na pele. Por isso, inclusive, que as maquiagens minerais são mais indicadas para ser usadas durante o dia, já que seu efeito é bastante natural. No entanto, devem ser evitadas caso a intenção seja uma super produção.
As maquiagens minerais podem, ainda, acentuar linhas de expressão, além de não espalhar tão facilmente quanto a maquiagem tradicional.
Ademais, nenhum produto pode garantir, com 100% de certeza, que não causará irritações na pele. No caso da maquiagem mineral, a possibilidade é muito pequena, mas não é nula. Por isso, se você possui a pele muito sensível, ou está em tratamento dermatológico, consulte seu dermatologista antes de fazer uso de qualquer cosmético – mesmo os minerais.
Outro pequeno problema é que, nos casos em que o mineral constitui 100% dos produtos, as colorações são bem restritas, restringindo-se, em geral, a tons de pele, vermelho, preto e amarelo. Mas existem marcas que possuem uma linha mineral em que os produtos são constituídos de 90% de minerais, sendo os outros 10% utilizados para conseguir até 24 tons diferentes de sombras e blushes.
Onde encontrar?
No Brasil, as marcas Mary Kay, Contém 1g e O Boticário já trabalham com linhas de maquiagem mineral. O preço também é bacana, e não difere consideravelmente das linhas de maquiagem tradicional.
Agora que, afinal, você já sabe o que é e para que serve a maquiagem mineral, é pesar os prós e contras na balança e, valendo a pena, correr para o abraço.
Beijo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...