20 de jan. de 2012

Maquiagem 3D.

Você, cara leitora, sem dúvidas já ouviu falar do assunto mais comentado & badalado nos últimos tempos sobre maquiagem: a célebre, popular e queridinha maquiagem tridimensional - a famosa 3D.
Primeiro vamos entender o que, afinal de contas, significa a denominação 3D. Trata-se de uma figura que tem ou parece ter altura, largura e profundidade. No caso de uma figura que parece ter somente altura e largura, trata-se, por sua vez, de uma imagem bidimensional (ou seja: 2D). Sacaram? Então vamos em frente.
A maquiagem 3D abre novas possibilidades de brilhos, cintilâncias, iluminação e relevo, que são responsáveis por dar volume e profundidade para as maquiagens. As cores, por serem altamente pigmentadas, além de se espalhar com muito mais facilidade, dão um aspecto natural ao make, apresentando, além de tudo, uma fixação bem maior do que as maquiagens normais, durando em média 12 horas sem borrar nem perder o brilho. Amamos.
Pode ser usada tanto para realçar nossa beleza pura quanto para criar efeitos cinematográficos, como cortes, machucados e feridas. Sua aplicação, portanto, é bastante ampla.
E o melhor da vida: antes presente somente nas maletas de maquiadores profissionais, hoje a maquiagem 3D pode ser encontrada em qualquer nécessaire que se preze.

O mais legal é que você não precisa ser um maquiador profissional para usar a maquiagem 3D. Até por que sua aplicação é igualzinha a da maquiagem comum.
Mas, atenção! Maquiagem 3D e maquiagem HD são duas coisas completamente diferentes.
- Como assim, Jana? E esse negócio de HD, é o que?
Calma, explicaremos.
Existe também a maquiagem HD, de alta definição e largamente utilizada por maquiadores que trabalham com quem atua na frente das câmeras e dos holofotes.
A maquiagem HD é composta por micropigmentos que não aparecem com a tecnologia high definition. Enquanto a maquiagem 3D oferece somente sombras, batons e blushes, a maquiagem HD conta também com bases e primers, que dão um efeito incrível e, o melhor: naturalíssimo.
Até por que, já imaginou um close na Christiane Torloni e sua personagem histérica e peruíssima da novela das 21h, Tereza Cristina, e o telespectador percebendo a base na sua cara? Melhor não, né? Pois então: é justamente para isso que serve a maquiagem HD. Para dar aquela sensação de “nasci assim, desculpa aí”.
Num passado nem tão remoto assim, ninguém se importava se a maquiagem ficava pesada demais, pois era comum, devido aos materiais utilizados. Hoje, entretanto, se preza muito pela naturalidade e harmonia da maquiagem, e os produtos caminharam junto com as exigências do mercado e do público consumidor. Os exageros agora são perceptíveis e detestados, e por isso surgiu a maquiagem de alta definição – a HD. A naturalidade passou a ser peça fundamental em uma maquiagem, principalmente se você é a Christiane Torloni interpretando uma perua maluca na novela das nove.
Resumindo: a maquiagem 3D é aquela que possui alta concentração de brilho e cintilância, oferecendo mais relevo e profundidade para a maquiagem, além de durabilidade e poder de pigmentação, que é bem, bem, beeem maior que a da maquiagem comum. Também é bastante utilizada como um recurso da televisão para criar machucados e ferimentos realistas.
Ok? Ok.
Já a maquiagem HD é aquela de alta definição, de aspecto leve e muito utilizada por quem trabalha na televisão, por oferecer mais naturalidade e não aparecer com a tecnologia high definition. Lembrem que Tereza Cristina odiaria que a vissem com um rebocão na cara e reflitam sobre isso.
Tanto uma quanto a outra podem ser encontradas por você, amiga leitora, em lojas e sites especializados, e o melhor: por precinhos amistosos e que cabem no seu bolso.
Logo, é só querer para poder se jogar de alma, cabeça e coração nas novas tecnologias que rondam e enriquecem não somente nossos eletrodomésticos, mas também a maquiagem nossa de cada dia.
Amém.

2 de jan. de 2012

Maquiagem Definitiva.

Se você não tem, possivelmente conhece quem tenha.
A maquiagem definitiva, há tempos, contorna e colore o rosto de centenas de milhares de mulheres brasileiras, que encontraram, através deste procedimento, a solução para a falta de tempo de se maquiarem diariamente.
A maquiagem definitiva (ou micropigmentação) é feita com um aparelho muito semelhante ao da tatuagem, chamado demógrafo. O pigmento é aplicado na primeira camada da derme (logo abaixo da epiderme, que é a região mais superficial da pele), e é à base de glicerina, cuja molécula não passa para as camadas mais profundas da pele. Os pigmentos podem ser orgânicos (com base vegetal, responsáveis pelas cores mais vibrantes, como o vermelho, normalmente utilizadas para a pigmentação dos lábios) ou inorgânicos (à base de dióxido de ferro ou titânio, responsáveis pelas cores mais escuras).

A maquiagem definitiva tem como objetivo melhorar a definição dos traços do rosto e, atualmente, têm sido usada também para corrigir cicatrizes, como as deixadas pelas cirurgias de mama. A aplicação é praticamente indolor devido ao uso de cremes anestésicos antes do início da sessão, que dura em média uma hora e meia.
No que diz respeito à manutenção e duração da maquiagem definitiva, tudo depende dos hábitos de cada pessoa, como a freqüência com que vai para a praia ou piscina, e fatores como exposição ao sol e envelhecimento da pele. Quanto mais escura a cor, mais tempo ela permanecerá intacta. Cores mais naturais e delicadas normalmente são mais vulneráveis aos efeitos do sol e à reação do próprio organismo. 
No entanto, é importante que, caso seja seu desejo aderir à maquiagem definitiva, que tenha alguns cuidados essenciais.
O primeiro e mais importante deles é encontrar um bom profissional, já que qualquer erro ou descuido pode provocar uma verdadeira hecatombe facial. Por isto, é fundamental que você tome as seguintes precauções:
- Certifique-se de que o profissional que você escolheu está habilitado, se têm feito cursos recentes sobre o assunto, qual a carga horária destes cursos (devem ser de, no mínimo, 40 horas) e se tais cursos têm boa reputação no mercado;

- O profissional deve explicar exatamente como é feita a maquiagem: teoria das cores, como fazer essa combinação na sua pele, métodos de utilização das agulhas, cuidados necessários, processo de cicatrização, etc;

- Ele deve elaborar uma ficha com todo o seu histórico médico;

- Exija dele o teste para verificar como o seu corpo reage aos pigmentos. Normalmente, esses testes são feitos em um ponto atrás da orelha ou entre os dedos dos pés, que são áreas muito sensíveis. Depois do teste, é preciso aguardar 30 dias para saber como a pele reage à aplicação do pigmento;

- Peça para o profissional mostrar-lhe o equipamento, antes do procedimento;

- O local onde a maquiagem será feita deve estar impecavelmente limpo;

- O profissional e seus possíveis auxiliares precisam estar devidamente paramentados: luvas, avental, máscara e touca;

- Verifique se a agulha está lacrada e exija que ela seja aberta somente no momento da aplicação;

- É interessante que você converse com outras clientes que já tenham feito o mesmo procedimento com o profissional escolhido, e que você tire com elas qualquer dúvida ou receio que ainda possa ter;

Agora é só pesar os prós e os contras e correr para o abraço.
Feliz ano novo, gente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...