14 de jul. de 2012

Sinta-se bem.


Escrevo neste blog há certo tempo, e aqui já falei de tudo um pouco: dicas de maquiagem, preparação da pele, cores de sombra, bases, batom vermelho, glitter, cílios postiços. Opções para que toda mulher, independente de seu estilo, idade e profissão, possa se sentir mais bonita e confiante – este é, afinal, o principal objetivo de todo cosmético.
E em se tratando de maquiagem, assim como se tratando de quase tudo nesta vida, existem algumas regras: se carregar no olho, suavize na boca. Se usar cílios postiços, pegue mais leve nas cores da sombra. Se tiver a pele morena, opte por batons assim; se tiver a pele clara, opte por batons assado. Muitas, muitas regras. E eu, bem, eu detesto regras. Acho, inclusive, que elas existem basicamente para serem quebradas.
E a postagem desta semana é exatamente sobre isso: quebrar, estraçalhar, arrebentar em mil pedaços todas as regras da maquiagem.
- Você enlouqueceu.
Dirão alguns.
E eu provarei que não e, para isso, permitam-me dar um exemplo prático e baseado em fatos reais.
Na época da faculdade, eu tinha uma amiga que possuía um estilo bem peculiar. Bem peculiar MESMO. Uma vez, ela chegou à aula usando uma calça verde-limão, uma blusa rosa-choque e um sapato azul-celeste. Imaginaram? Acharam horrível? Imaginando eu também acharia. Mas acreditem, minhas queridas: ela estava linda.
Neste dia em especial, lembro que cheguei pra ela e disse: cara, como é que você mistura azul-celeste, verde-limão e rosa-choque, e fica linda?
Sabem o que ela me respondeu?
- Por que eu me sinto bem assim.
Olha, vou dizer que minha vida se resume em antes & depois deste episódio.
Naquele dia eu entendi uma coisa que é simples, e ao mesmo tempo complexa: as regras são inúteis para quem tem um estilo, e tem coragem o bastante para assumi-lo.
Qualquer especialista em moda diria que é o Ó usar calça verde-limão com blusa rosa-choque e sapato azul-celeste. Isso então se configuraria em uma regra. Mas, no momento em que a pessoa que usa se sente bem, passa a ficar bem, a parecer bem, e todo mundo, contrariando as expectativas, passa a achar aquela combinação improvável de cores bonita.
Em contrapartida, talvez se esta minha amiga vestisse o vestido mais genial, mais caro e mais absoluto, assinado pelo estilista mais genial, caro e absoluto da face da terra, e se sentisse estranha, este vestido ficaria estranho para ela.
Compreendem onde quero chegar?
Você pode usar o que quiser, desde que se sinta bem, desde que tenha estilo e personalidade suficiente para carregar este visual.
Se você seguir as regras da maquiagem, e carregar no batom suavizando na sombra, conforme dizem ser o certo todos os especialistas em maquiagem, e não se sentir bonita, não estará bonita. Acredite.
Mas se, ao contrário, você fizer olhão & bocão e se achar a última bolachinha do pacote, será a última bolachinha do pacote e, contra tudo e contra todos, as pessoas lhe acharão linda – inclusive os especialistas em maquiagem – porque você estará se sentindo linda.
Essa é, talvez, a única dica realmente relevante em se tratando de maquiagem, de moda, de corte de cabelo e de tudo o mais que existir nessa vida.
Sinta-se bem.
E todos sentirão a mesma coisa quando olharem para você.
Vai por mim.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...