25 de mai. de 2011

Preparando a pele para receber a maquiagem.

Imaginemos o seguinte: na hora de pintar uma parede, é melhor que esta esteja devidamente preparada para receber a tinta, correto? Caso contrário, o resultado talvez passe longe daquele desejado. E eu vos digo que o mesmo raciocínio seguido pelo pintor deve ser aplicado por você na hora de se maquiar. A pré-maquiagem é tão importante quanto a própria maquiagem em si.
Trata-se de três passos simples e práticos, e que farão toda a diferença no resultado final:

Limpe
De fundamental importância. E não adianta dizer ‘eu lavei a cara no banho’, porque é completamente diferente e em seguida você vai entender por que.
Use um sabonete neutro ou, de preferência, um adequado ao seu tipo de pele - sempre evitando lavar o rosto com água quente, porque resseca a pele. Uma loção de limpeza também ajuda a realizar uma higienização mais profunda.
Em seguida passe uma loção tônica, que vai ajudar a retirar os últimos vestígios de impureza da sua pele, restaurando também o pH da epiderme. No entanto não a esfregue em seu rosto. Apenas dê leves batidinhas com o algodão embebido em tônico por toda sua face.

Hidrate
Uma pele bem hidratada absorve e fixa a maquiagem com maior facilidade. Por isso, hidrate-a em abundância. Preciso repetir que você deve sempre respeitar o seu tipo de pele na hora de escolher seus cosméticos? Não, né? Mas importante: se sua pele for oleosa, prefira gel ou loções hidratantes oil-free a cremes.

Diquinhas: o que você deve saber para sua make durar muito mais
1. O gelo é um bom e velho companheiro na hora de fechar os poros e ajudar a fixar a maquiagem. Tudo isso graças ao choque térmico do gelado em contato com a sua pele quente. Faça assim: envolva uma pedra de gelo em uma toalha e passe por todo o rosto. Porém jamais, nunca, sob nenhuma hipótese passe o gelo diretamente na sua pele, pois isso poderá gerar queimaduras e você não quer que isso aconteça.
2. Existe um produto sensacional que se chama primer e é a suprema felicidade.  Ele atua como a base da base, fechando os poros, controlando a oleosidade e preparando a pele para receber e bem afixar a maquiagem. Existem três tipos de primer; confira quais são eles e escolha o seu:
- Facial: deve ser espalhado por todo o rosto de forma homogênea, como você faz quando passa um creme hidratante. Espere a pele absorver o produto e, então, inicie a maquiagem.
- Labial: hidrata os lábios e fixa o batom, impedindo que ele derreta, entre outras tragédias do gênero.
- Para a área dos olhos: deve ser aplicado na pálpebra, e atua intensificando a cor e a durabilidade das sombras. Possui diferentes versões, como em bastão, em creme ou líquido.
3. O pó facial também ajuda a fixar a maquiagem, e deve ser passado ao final, seja em todo o rosto ou em áreas específicas, como a maligna zona T (testa, nariz e queixo).
4. Também existem no mercado finalizadores e fixadores de maquiagem em spray e em pó que realmente funcionam, e devem ser passados antes e depois da maquiagem.

Vale muito a pena seguir estas dicas e investir em alguns produtinhos amigos para ter uma maquiagem mais duradoura e bonita. Afinal, nada pior do que, no melhor da festa, no meio do expediente ou numa ida ao banheiro da faculdade você perceber que a sua maquiagem derreteu, sumiu, borrou, bagunçou e você está o ó.
E o próximo passo é, finalmente, começar a se maquiar.
Mas esta etapa deixaremos para o próximo post.
Aguardem e um beijo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...