17 de set. de 2011

Pincéis para Maquiagem.

Dando seqüência a série Necessário na Nécessaire, é hora de desvendarmos quais pincéis são, de fato, imprescindíveis de se ter em casa, caso seu desejo seja ter todos os apetrechos necessários para sair Brasil afora arrasando na make.
Anota aí.
* Pincel para corretivo: trata-se de um pincel pequeno, achatado e fino, ideal para cobrir espaços menores do rosto. O corretivo deve ser passado nas olheiras e em eventuais manchinhas da pele, e é com este pincel que devemos dar leves batidinhas até o produto desaparecer.
* Para pó: deve ter muitos pelos, ser redondo e bem fofo, de modo a cobrir de uma só vez áreas maiores do rosto. Com movimentos circulares, passe o pincel dando ênfase na temida Zona T (testa, nariz e queixo, lugares que costumam concentrar mais oleosidade). Para não correr o risco de exagerar, encoste o pincel no pó, dê uma batidinha na mão ou assopre de leve para tirar o excesso.
* Para blush: com cerdas arredondadas, deve ser passado partindo das maças do rosto em direção das têmporas. Para deixar o resultado final mais natural, retire sempre o excesso contido no pincel antes da aplicação.
* Para sombra: neste caso, são dois. No mínimo. O primeiro é aquele com espuma (indicado principalmente para a aplicação de sombras com glitter) ou de cerdas achatadas. Serve para a aplicação da primeira camada de sombra. Como geralmente utilizam-se duas ou mais tonalidades de sombras, o ideal é ter pelo menos dois pincéis deste modelo (se puder ter três, tenha!), já que uma sombra sempre será mais clara e outra mais escura, necessitando, naturalmente, de pincéis distintos para não virar bagunça.
* Para esfumar a sombra: com cerdas fofinhas e formato oval, deve ser utilizado fazendo-se movimentos curtos e circulares, misturando uma sombra na outra até que não se perceba mais onde termina uma e começa a outra. Tenha dois ou mais.
* Para delinear pálpebras, contornar a linha dos cílios e corrigir a sobrancelha: possui cerdas curtas, finas e bem durinhas (o famoso pincel chanfrado). Para delineação, o modo correto de utilizá-lo é umedecendo a ponta do pincel, passando na sombra e fazendo um traço rente a raiz dos cílios.
* Para os lábios: neste caso, também existem dois tipos bem básicos e importantes. O primeiro, de cerdas bem fininhas e unidas, é ideal para fazer o contorno dos lábios. O de cerdas maiores e mais grossas foi feito para preencher o contorno com o batom escolhido.
E o pincel para base?
Então. Este pincel tem o formato chato e fino, para espalhar de maneira uniforme tanto a base líquida quanto a cremosa. Para usá-lo, coloque um pouco de base no dorso da mão e molhe apenas a ponta das cerdas. Espalhe na parte central do rosto, levando o produto para as laterais e dando batidinhas com o pincel para a cobertura ficar uniforme. Em seguida, passe também nas outras regiões, com movimentos contínuos do centro para as extremidades do rosto, de modo a espalhar bem o produto.
No entanto eu, particularmente, não gosto de usar este tipo de pincel, por considerá-lo qualquer coisa pouco higiênica. Somente minha opinião, é claro. Para espalhar a base, prefiro utilizar uma esponjinha mesmo.
E como limpar os pincéis?
Lave-os em água corrente, no mínimo a cada quinze dias, com xampu neutro ou sabonete líquido antibacteriano. Retire o excesso de água com papel toalha e deixe os pincéis secando em temperatura ambiente, dentro de um copo. Nunca guarde seus pincéis antes de verificar se estão realmente secos, e jamais os seque ao sol ou com secador de cabelo.

Se joga, amiga. O investimento não é alto e a serventia é imensa. Custo benefício pesado, medido, avaliado e considerado satisfatório. Beijo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...