5 de jun. de 2011

Iniciando a maquiagem: uniformização da pele.

Nos dois últimos posts, falei sobre como faz toda a diferença do mundo limpar e hidratar a pele antes de começar a maquiagem. Logo, hoje trataremos do início (e da parte mais importante) da maquiagem em si: a uniformização da pele.
Inicialmente precisamos eliminar de nosso rosto toda e qualquer manchinha, espinha, olheira e outros vilões do gênero. E como faremos isso? Simples: com base líquida, corretivo e pó. Nesta ordem. 
Mas antes pára tudo! Sei o que muitas meninas estão pensando agora:

- Eu não quero que meu rosto fique parecendo um reboco!

Eu entendo, este é um medo comum. Porém, creiam: infundado. A uniformização da pele é, sem dúvidas, a parte mais importante da maquiagem – muito mais do que o popular rímel. No entanto, você precisa respeitar algumas regrinhas: a primeira é sempre - eu disse SEMPRE - usar uma base exatamente da cor do seu rosto. Nem mais clara, nem mais escura; igual. Ela deve ser passada uniformemente em todo o rosto, seja com os dedos, seja com pincel ou esponja.
Quando terminar, olhe-se no espelho, em um ambiente com boa iluminação, e verifique se espalhou a base direitinho, observando atentamente se ela não acumulou em determinadas partes do rosto, como nos cantinhos do nariz, próximo as orelhas e nas sobrancelhas.
Depois vem o corretivo, que pode ser líquido, em pó ou em bastão. Particularmente eu prefiro os líquidos, pois são mais suaves e fáceis de espalhar. Você deve passá-lo somente sobre manchinhas, espinhas & olheiras, e nunca pelo rosto todo. Dica boa: se você tiver olheiras profundas e manchas escuras, utilize sempre um corretivo um tom mais claro que a cor da sua pele. Manchas escuras são escondidas com corretivo mais claro, e manchas claras são escondidas com corretivo mais escuro. Achou estranho? Mas é a mais cristalina verdade, faça o teste. Em caso de olheiras suaves e pequenas manchinhas e espinhas, invista em um corretivo no exato tom da sua pele e fim de papo.
E por último, o pó, que pode ser compacto ou solto. Vou recomendar sempre o compacto, já que o pó solto é mais difícil de usar e manusear. Com a esponjinha, dê leves batidinhas por toda a extensão de sua face, procurando nunca esfregá-la pois, neste caso, você irá bagunçar a base e o corretivo que passou antes, com tanto cuidado e carinho. Se preferir, utilize um pincel daqueles bem gordinhos e fofos.
Aí você me pergunta: mas pra que pó se eu já passei base e corretivo? E eu respondo: porque é o pó quem dará o acabamento final, fixando a maquiagem e impedindo que a oleosidade corra solta algum tempo depois.
Outra sugestão: prefira sempre usar a base líquida, o corretivo e o pó separadamente, e não aqueles produtinhos que contém os 3 em 1, ou seja: base, corretivo e pó tudo na mesma embalagem. Estes tendem, sim, a dar um aspecto massa-corrida no rosto, e não ficam bem para quem tem mais de dez anos de idade, pois tendem a acumular facilmente.
Ah! Quem tem a pele oleosa deve priorizar bases, corretivos e pó com efeito mate, ok?
No próximo capítulo: olhos; e os mistérios insondáveis do lápis, do rímel, das sombras e do temido delineador líquido.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...